
Desde criança que adoro passear pelos campos e fico empolgada ao encontrar vida selvagem. A observação de uma pequena orquídea, de um escaravelho que empurra uma grande bola, de uma raposa que se aproxima ou de um pisco de peito ruivo que pousa num galho são motivos de júbilo para mim. Os sons da noite, os tons do céu ao pôr do sol, os carreiros deixados por milhares de formigas na sua azáfama diária, continuam a emocionar-me.
Assim, a minha vida de estudante levou-me pelos caminhos da biologia na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, primeiro na licenciatura via de ensino e depois na licenciatura via científica na área da microbiologia, que continuou na Georgia State University em Atlanta, EUA, onde fiz um mestrado. A vida profissional levou-me durante 35 anos a lecionar em várias escolas e em vários níveis de ensino, 3º ciclo, ensino universitário, mas principalmente ensino secundário, particularmente Biologia e Geologia. Desempenhei vários cargos, participei em inúmeros seminários, conferências, ações de formação quer de índole científica quer de índole pedagógica, fui orientadora de estágio pedagógico da Universidade Nova e completei a parte curricular do doutoramento em Didática das Ciências tendo defendido com sucesso o projeto de investigação sobre pedagogia diferenciada. Razões de ordem familiar não permitiram que eu completasse o referido doutoramento.
Ao longo da minha vida sempre me apaixonou a transmissão de conhecimentos, em particular da ciência com o seu foco na Biologia e na Geologia. Ao longo da minha carreira como professora tive oportunidade de constatar que cada aluno tem os seus pontos fortes e as suas fragilidades no que se refere à aprendizagem. Assim, se ensinarmos todos os alunos utilizando as mesmas estratégias nem todos vão ter sucesso porque cada aluno tem a sua maneira própria de aprender.
Há uns anos deixei a escola e iniciei o acompanhamento presencial de alunos no seu estudo da Biologia e da Geologia, orientando o trabalho, motivando para a importância de aprender, fornecendo materiais de consolidação das aprendizagens, estabelecendo conexões entre saberes, estimulando o espírito crítico e a vontade de saber mais. Os resultados têm sido estimulantes.
Numa perspetiva mais alargada de ensino que integra a comunicação de ciência, iniciei um canal do YouTube “Biologia e Geologia Passo a Passo” em que enquanto caminho passo a passo por locais do nosso dia a dia caminho também passo a passo por temas da Biologia e da Geologia. Os temas que orientam estes passeios são abordados nos programas de Biologia e Geologia do ensino secundário. A revisão de alguns temas da disciplina de Biologia e Geologia dos 10º e 11⁰ anos para permitir aos alunos integrar melhor os conhecimentos é também um objetivo deste canal.
A minha presença nas redes sociais