Muitos alunos com quem tenho tido o privilégio de trabalhar disponibilizaram-se para tirar um pouco do seu tempo e deixar aqui o seu testemunho. Convido-vos a conhecer alguns, quer no modo escrito, quer no modo vídeo, sim porque nem todos gostamos de fazer as mesmas coisas.

A Mafalda estava à procura de uma ajuda para se sentir mais à vontade nos exames, porque se sentia muito confusa. Ela queria clarificar conceitos, organizar ideias, selecionar os conteúdos a que iria devotar maior atenção como preparação para o exame.

A Filipa precisava de ajuda para conseguir destrinçar o fulcral do acessório e também de interrelacionar conceitos. Para conseguir atingir os seus objetivos a Filipa precisava de sentir-se à vontade com as perguntas de escolha múltipla e de perceber a lógica das respostas de desenvolvimento.

O Diogo queria mudar de área, já estava a terminar um curso de engenharia e queria entrar no curso de Medicina. Não tinha biologia nem geologia desde o 9º ano e precisava dessas disciplinas quer para o acesso ao curso quer para ter as bases biológicas que lhe permitissem entrar em medicina com a formação básica mínima.

A Madalena já era boa aluna mas estava a precisar de um olhar diferente sobre a Biologia e a Geologia.

“Olá! O meu nome é Madalena, fui aluna da professora durante dois anos. Quando comecei a estudar biologia e geologia no 10° ano, percebi ter dificuldades, senti necessidade de apoio extra e iniciei as explicações.

A professora preparou-me, incentivando-me a estudar com gosto e motivação, não apenas como uma disciplina onde a matéria é decorada para exame, mas como algo que permite olhar a natureza de modo diverso, despertando o desejo de querer saber mais e mais sobre todas as formas de vida que nos rodeiam.

Concluindo: as explicações trouxeram a ajuda fundamental ao sucesso nos meus estudos, a professora é a pessoa indicada a dar o apoio necessário.

Aconselho vivamente esta preciosa ajuda a quem procura atingir em plenitude os seus objetivos escolares.”


O André precisava de ajuda a tornar mais terra a terra conceitos como fotossíntese, mitose, meiose ou respiração. Ao contrário da maioria dos alunos o André preferia a geologia.

A Joana tinha um objetivo que lhe estava a ser difícil alcançar porque a maneira como estava habituada a estudar não lhe permitia adquirir os conhecimentos e as competências adequadas. A Joana precisava de olhar e abordar o estudo de uma forma diferente.

A Vitória já tinha acabado o 12º ano e precisava de ajuda para melhorar a sua prestação no exame de Biologia e Geologia.

“As explicações ajudaram-me a perceber melhor a matéria durante as aulas e, principalmente, para os exames. Por um lado, ajudou-me a compreender melhor a matéria, pois a professora ia-me explicando através de perguntas, esquemas e pequenos resumos. Além disso ajudou-me a organizar o meu estudo, o que me fez mais tranquila, estive mais calma e menos stressada. A professora, não só explicava muito bem, como também me dava mais confiança, fez-me acreditar que era capaz de resolver aquelas escolhas múltiplas que são muito traiçoeiras. Deu-me truques para resolver os exercícios e outras formas de pensar bastante úteis. Por último, os resumos, as conversas sobre a matéria, a organização e aumento de confiança foi o que me fez continuar com as explicações e obter os melhores resultados.”

Margarida Silva


“Olá, sou a Matilde! Tive explicações com a professora Ermelinda durante cerca de 2 anos. Decidi ter explicações, porque as notas não estavam a corresponder às minhas expectativas.

A Matilde estudava bastante e era muito organizada, mas o embate do secundário estava a ser difícil. A Matilde precisava de ajuda para encontrar um caminho que funcionasse com ela.

Durante esses anos, a professora mostrou-se sempre interessada em ajudar, compreender os meus objetivos e a minha forma de pensar. Eu disse muitas vezes respostas erradas, mas a professora ajudou-me sempre a compreender onde estava o erro no meu raciocínio. Explicou-me com esquemas, que me dava para estudar, e algumas mnemônicas, que me ajudavam a decorar os conceitos mais dificeis (todos sabemos que a biologia tem os seus nomes estranhos!!). Sempre me emprestou livros de exercícios, mesmo sabendo que muitos alunos não os devolviam!

No 11° ano, não tive uma boa nota no exame. Os nervos não me deixaram aplicar os meus conhecimentos e estragaram todo o estudo feito. No 12°, escolhi biologia como uma das opcionais e adorei! Achei a matéria muito interessante. A professora bem sabia que eu ia gostar! Nesse mesmo ano, com ajuda da professora, tive 19 em todos os períodos (o maldito vírus não me deixou ter 20, pela mudança dos critérios de avaliação) e repeti o exame de 11°. A professora ajudou-me a entender o que era pedido nas perguntas, a saber organizar as respostas de desenvolvimento, para ter todos os tópicos que são pedidos no exame e até a estar mais relaxada para o exame. Estudei muito menos para esse exame do que para o do ano anterior, mas, como fui super descontraída, tive 17.6. Acabei por não usar o exame para a entrada na faculdade, mas continuei orgulhosa do que alcancei.

Agradeço muito à professora todos os conhecimentos que me transmitiu.”


A Margarida precisava de ajuda para olhar a Biologia de uma perspetiva diferente.

A Catarina era muito boa aluna e só precisava de ajuda para se sentir mais confiante para enfrentar o exame

O exame de Biologia e Geologia é, sem dúvida, um dos mais temidos do ensino secundário. Por isso, ao chegar ao 11º ano, decidi procurar alguém que me pudesse orientar o estudo, com o objetivo de ter a melhor classificação possível. A Professora Ermelinda foi-me indicada por várias pessoas e sempre com as melhores referências, que, hoje, posso confirmar que eram todas acertadas e justas.

A Professora Ermelinda foi fundamental, pela sua disponibilidade, capacidade de expor as matérias e de esclarecer as minhas dúvidas, para que eu enfrentasse, de forma confiante, todas as avaliações e obtivesse uma excelente classificação final. Para além de uma magnífica preparação, a Professora Ermelinda apoiou-me em vários projetos de cariz científico/de investigação, assim como, na revisão do exame final.

Não posso deixar, igualmente, de referir o encorajamento e o entusiasmo, que sempre me transmitiu, e a sua inexcedível dedicação: nunca disse não quando precisei.

Muito obrigada Professora Ermelinda pela sua inestimável ajuda e amizade!

Catarina